Image may be NSFW.
Clik here to view.NYC é um prato cheio pra quem curte arte – são muitos museus e galerias legais!
Fiz um resuminho dos principais museus da cidade – alguns fui bem recentemente:
1. MoMa: O museu de arte moderna de NYC. Nela há um acervo super bacana de arte moderna, que eu curto muito. Já a parte de arte contemporânea – instalações e afins, não tenho muito saco. Vale sempre conferir as exposições temporárias em cartaz.
2. Metropolitan Museum (ou Met): é o Museu mais “completo” da cidade onde é possível ver desde arte bem antiga, passando por artistas como Van Gogh, Picasso, Matisse, Rodin, etc e chegando em artistas bem atuais como Anish Kapoor, Mark Rohtko, Chuck Close… Imperdível. O Met é um museu que, a cada ano, eu curto mais. A seção de pinturas impressionista e expressionista e de arte moderna é inacreditável. Sempre rolam várias exposições temporárias ao mesmo tempo no Met e vale a pena conferir. A mais inesquecível que fui lá foi a “Savage Beauty” do Alexander McQueen em 2011, de babar!
O Museu fica na chamada Museum Mile, trecho da 5a Avenida que concentra vários museus.
3. Guggenheim: O prédio que abriga o museu, projetado pelo arquiteto Frank Lloyd Wright, já é uma atração por si só. O acervo do Guggenheim é compacto, mas muito bacana – com obras do Manet, Picasso, Van Gogh, Vouillard, Kandisnky e sempre rolam várias exposições por lá. Esse museu também fica na Museum Mile.
4. Frick Collection: Amo esse museu – ele fica numa mega mansão na 5th Avenue (entre as ruas 70 e 71) que pertenceu ao Henry Clay Frick, rico industrial, obcecado por arte, que construiu essa casa (1913) para morar e virar um museu depois que falecesse. O foco do museu são os “Old Masters” (Vermeer, Van Dyck, El Greco, Rembrandt, Holbein…) – mas o mais bacana é ver as obras no contexto de uma coleção, numa casa mesmo, e não separada por escolas ou artistas ou algo do gênero. Tem que ir uma vez lá conhecer! Por sinal, li um livro chamado Duveen – que conta a história do Joseph Duveen, marchand britânico, que ajudou muitos colecionadores americanos a montar as suas coleções – incluindo o Frick.
5. Neue Galerie: Museu lindo focado em arte alemã e austríaca do século XX, com obras do Gustav Klimt (amo), incluindo o famoso restrato de Adele Bloch. Lá conheci outros artistas incríveis como Egon Schiele, Oskar Kokoschka, Gustav Jagerspacher, Richard Gerstl, Alfred Kubin. Adoro esse lugar!
6. Whitney Museum: A nova sede do Whitney abriu em maio de 2015 e fica em um prédio maravilhoso projetado pelo arquiteto italiano Renzo Piano no Chelsea, bem pertinho do Meatpacking district e de uma das entradas do Highline Park. O museu é um show – o prédio é incrível, cheio de janelas que entra muita luz natural e não dando aquela sensação de estar “enfurnado” em um museu e é cheio de terraços para curtir a vista. O acervo é focado em arte americana e tem muitas obras legais – eu curti muito. Fomos no feriado de 7 de setembro de 2015.
7. Copper-Hewitt: Museu dedicado ao design – nunca fui. Preciso ir!
8. New Museum: Museu dedicado à arte contemporânea. Ainda não fui nele! Passamos na frente (na Bowery) e o predio é muito bacana.
9. Jewish Museum: Mais um museu na Museum Mile – ainda não fui lá.
Para quem quiser conhecer algumas galerias de arte legais, eu sugiro:
- Fazer o Artsy Tour com a Gisela Gueiros do blog Taxi Amarelo. Fizemos ano passado e é um giro por algumas galerias no Chelsea – foi super interessante
- Acho legal ver o que está em cartaz na Galeria Gagosian – já vimos exposições bem legais lá.
Arquivado em:Arte, etc, Exposições, Minhas dicas de viagem, New York Tagged: Copper Hewitt NYC, dicas de NY NYC Nova Iorque New York, Frick Collection, Guggenheim NYC, Jewish Museum NYC, MET NYC, Metropolitan Musem NYC, Minhas dicas de viagem, MOMA, museus em NYC, Neue Galerie, New Museum NYC Image may be NSFW.
Clik here to view.
